Dicas para controlar o colesterol ruim

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e  vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. As principais causas do colesterol alto são consumo excessivo de álcool, dieta rica em carboidrato. Apesar de não apresentar sintomas, essa doença pode trazer consequências graves como entupimento de vasos sanguíneos e infarto, podendo levar à morte em alguns casos. As principais causas do colesterol alto são: Histórico familiar, alimentação rica em doces e gorduras, Consumo excessivo de álcool, Cirrose, Diabetes descompensada, Hipotiroidismo, Hipertiroidismo, Insuficiência renal, Porfiria e Uso de anabolizantes. Tratamento O tratamento para colesterol alto envolve alterações na dieta, a prática regular de atividade física e o uso de  medicamentos para baixar o colesterol, como Sinvastatina e Atorvastatina. Na dieta para baixar o colesterol, deve-se dar preferência ao consumo de frutas, verduras e cereais integrais, pois são alimentos ricos em fibras, que ajudam a diminuir a absorção de gordura no intestino. Além disso, deve-se evitar o consumo de carnes vermelhas, bacon, salsicha, manteiga, margarina, frituras, doces e bebidas alcoólicas.