Falta de ar e fraqueza súbita pode indicar Taquicardia

Taquicardia é um ritmo cardíaco rápido ou irregular, geralmente de mais de 100 batimentos por minuto. Sob essas frequências, o coração não é capaz de bombear eficientemente o sangue rico em oxigênio ao seu corpo. Os sintomas da taquicardia incluem: falta de ar, tontura, fraqueza súbita, palpitação, atordoamento e desmaios. Entre as principais causas estão: problemas relacionados ao coração, como pressão arterial alta (hipertensão), irrigação sanguínea fraca no músculo cardíaco devido à doença arterial coronariana (aterosclerose), doença cardíaca valvar, insuficiência cardíaca, doença do músculo cardíaco (cardiomiopatia), tumores ou infecções. Prevenção A taquicardia causada por uma doença coronária pode ser prevenida pelas seguintes medidas para modificar os fatores de risco cardíaco: ingerir uma dieta com um baixo teor de gorduras, controlar o peso , pressão arterial elevada e os níveis de colesterol, não fumar, fazer exercício físico regularmente. A taquicardia que ocorre como um efeito secundário da medicação pode ser prevenida através da redução da dose ou da alteração da medicação. De um modo geral, as pessoas que têm tendência para a taquicardia devem evitar ou limitar o consumo de bebidas com cafeína, chocolate e álcool. Nem todos os episódios de taquicardia podem ser prevenidos. O tratamento da taquicardia depende da causa, e exatamente por isto, que é importante ir ao médico periodicamente.