Compartilhe

Principais exames que toda mulher deve fazer depois dos 30 anos

É comprovado que as mulheres vivem mais do que os homens, porque se preocupam mais em cuidar da própria saúde. Segundo dados do IBGE, elas vivem em média sete anos a mais do que eles. Essa vantagem, depende de uma boa manutenção do organismo, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e visitas periódicas ao médico para a realização de um check-up completo. O objetivo é prevenir doenças antes que elas apareçam  manter o corpo saudável e garantir uma boa qualidade de vida ao longo dos anos. Em cada fase, existem cuidados específicos que deverão ser tomados. A partir dos 30 anos a mulher deve ter cuidado especial com o sistema reprodutivo, pois aumentam as incidências de câncer de mama e de colo do útero. São repetidos os exames feitos na faixa dos 20 anos, como por exemplo, exames de sangue, Papanicolau e exame pélvico, mas novos testes são adicionados. Entre eles estão:
  • Mamografia – indicado após os 35 anos. Quem tem histórico familiar de câncer de mama deve começar aos 30.
  • Radiografia de tórax – indicada para pacientes fumantes.
  • Periodicidade: anual.
A partir dos 40 anos começa a preocupação com a menopausa e osteoporose. Além dos exames indicados para os 20 e 30 anos é preciso fazer.
  • Densitometria óssea – detecta a osteoporose. Precisa ser repetido anualmente se já houver algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com exame normal.
  • Testes de perfil hormonal – são indicados para mulheres que estão iniciando o climatério, irregularidade menstrual que antecede à menopausa.
  • Ecografia pélvica e transvaginal – avaliam os ovários e verificam a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas.
  • Exame proctológico – nesta faixa de idade também se observa uma maior incidência de câncer de intestino, daí a necessidade de realização do exame, especialmente em quem tem histórico familiar da doença.
  • Periodicidade: anual (pode ser reduzida de acordo com os resultados ou sob orientação médica).
Aos 50 anos os cuidados precisam ser redobrados nessa faixa de idade. Além dos exames anteriormente citados, é preciso checar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose, muito comuns a partir dos 50. O controle do peso passa a ser uma questão médica, para evitar complicações. Como prevenção, é preciso fazer:
  • Exames de sangue – verificam o colesterol completo e a glicemia para detectar o surgimento do diabetes (duas vezes por ano).
  • Exame de fundo de olho – avalia o grau de comprometimento das artérias e lesões provocadas pelo diabetes e pela hipertensão arterial.
  • Densitometria óssea – nessa faixa de idade, é bom procurar um reumatologista para fazer o acompanhamento da osteoporose. O exame precisa ser feito com mais frequência.
  • Periodicidade: semestral ou anual (dependendo dos resultados e do estado de saúde)
Ícone WhatsApp

Atendimento via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir