Compartilhe

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Os exames laboratoriais podem ser utilizados para diversas finalidades. Eles fornecem resultados que devem ser interpretados juntamente com os problemas identificados na avaliação clínica do paciente. É comum para muitas pessoas a realização de exames laboratoriais sejam para rotina ou necessidade diagnóstica. Tais exames são realizados e a dosagem dos resultados podem não condizer com a realidade devido à interferência de medicamentos utilizados todos os dias.  Conheça alguns medicamentos que podem interferir no resultado dos exames. A Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4 - um dos hormônios da tiróide. Ela também interfere no Hemograma.
  •  A Novalgina é o nome popular da dipirona - pode fazer com que o resultado da creatinina, dependendo do método utilizado, resulte um valor mais baixo do que o real. Por isso, ao fazer esse exame, que avalia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores. Ela também interfere no Hemograma.
  •  A vitamina C eleva a concentração de creatinina, glicemia e colesterol. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.
  •  Anticoncepcionais orais provocam a elevação da amilase, transaminases, fosfatase alcalina, colesterol e triglicérides e também podem provocar a diminuição da albumina.
Por isto é importante estar atento a estes medicamentos. Mas, em cada paciente,  exame e  situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados. Finalmente, na dúvida, sempre consulte o seu laboratório de confiança.
Ícone WhatsApp

Atendimento via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir